sei la
2. RESUMO: O presente relatório foi construído com objetivo de determinar um traçado dentre três criados. Para isto, foi elaborado um gráfico onde consta a variação de inclinação de cada um dos percursos, além de ter sido determinado quantidade de pontos de ultrapassagens, corte de córregos entre outros.
3. OBJETIVOS: Definir no mínimo dois pontos de ultrapassagens, determinar variações de inclinação dos percursos, indicar qual o melhor traçado dentro os desenvolvidos, elaborar um novo percursos interligando ponto inicial e final dados.
4. INTRODUÇÃO: Utilizando os conceitos de classes de rodovias, os estudos topográficos, os tipos de cortes e aterros que podem ser realizadas, juntamente com o conforto dos usuários onde se incluem a fluidez do traçado declividades excessivas entre outros, foi realizado um estudo sobre estes e outros aspectos para que seja determinado o melhor trajeto para a execução de uma nova rodovia.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foram elaborados três traçados, e para determinar qual a melhor opção entre eles foram estimados pesos para as características deles, como mostra a figura abaixo:
O comprimento foi indicado como ponto principal, pois ele é muito válido tanto para os usuários quanto para o órgão que irá realizar o financiamento. Por parte do usuário haverá economia de combustível, desgaste dos veículos além da redução do tempo de viagem.
Os pontos de ultrapassagem são de grande importância, pois juntamente com a fluidez do traçado reduzem o desconforto do deslocamento ajudando a evitar congestionamentos e aumentar a segurança.
O excesso de variação é algo a se evitar, pois além de ser locais de riscos para os usuários também é necessário realizar cortes e aterros, gerando custos adicionais desnecessários.
A desapropriação é outro ponto negativo, pois na maioria dos casos devido à burocracia o tempo para remover famílias de suas casas pode ser muito grande.
6.