sei la
GISNO
JOSY FERREIRA
Corrida de Orientação
Nome: Eliane Moreira de Souza
Número: 13
Brasília, 14 de Julho de 2014
Introdução
Corrida de Orientação é um esporte onde, o participante orienta-se por pontos estratégicos usando uma bússola e um mapa. O objetivo é terminar o percurso em menos tempo, o orientador deve ter em conta o seu estado físico e sua habilidade para orienta-se e escolher o melhor percurso, assim visualizando as informações contidas no mapa, para percorrer em menos tempo o percurso escolhido.
História Na última década do século XIX, em torno de 1890, a atividade tornou-se competitiva, sendo, ainda muito fácil, isto é, com poucos postos de controle, muitas vezes sinalizado por pessoas e colocados em acidentes do terreno bastante definidos, em virtude da má qualidade dos mapas da época que, provavelmente, até então, não passavam de esboços ou croquis. Em 2003, foram encontrados relatos do final da década de 1940, na Escola de Educação Física do Exército-EsEFEx, sobre a participação de militares brasileiros como observadores das “Lingíadas”, competições realizadas na Suécia como homenagem póstuma a Ling, ícone da Educação Física sueca do século XIX. Considerando a dimensão que a Corrida de Orientação já atingia na Suécia, à época, presente até mesmo como matéria obrigatória dos currículos escolares, é razoável supor que os referidos militares tenham sido os primeiros a ter contato com esta modalidade de esporte. Também é provável que tenham trazido a modalidade para o Brasil, porque poucos anos mais tarde, em 1956, foi realizado o primeiro percurso de cross-country orientado no Rio de Janeiro, tendo como organizadores membros da EsEFEx.
Em 1912, na Suécia, o Major Ernest Killander, um líder escoteiro, organizou os primeiros percursos e competições de Orientação, sendo considerado o Pai da Orientação. As Orientações se estenderam pela Europa, e