sei la
De acordo com dados da divisão de população da ONU, a taxa de urbanização saltou para 29% em 1950 49% em 2007 e com uma previsão de 70% no ano de 2050
A urbanização sera uma das tendências demograficas mais importantes do século XXI.
A urbanização é bastante desigual , há continentes e países muitos urbanizados e ainda predominantemente rurais , Porem , mesmo nesses países , a transferência de população do campo para cidades vem se acelerando.
O ESPAÇO URBANO BRASILEIRO
O espaço urbano brasileiro passou por muitas mudanças ao longo dos anos.
A urbanização efetiva do país começou a acontecer a partir do desenvolvimento industrial . A criação de grandes areas urbanas , metrópoles e polos tecnologicos é fruto da migração,da imigração,da expansão do sistema de transportes , do êxodo rural e do desenvolvimento econômico e social do país .
Hoje , o que vemos é um predomínio da cidade sobre o campo, as áreas urbanas são consideradas de maior interesse êconomico
As maiores metropoles nacionais são: São Paulo e Rio de Janeiro, algumas cidades dessa região são amplamente urbanizadas e economicamente importantes como são jose dos campos,taubaté,volta redonda,campinas, ribeirão preto e bauru.
O brasil também conta com sete metropoles regionais como porto alegre,curitiba ,belo horizonte salvador ,recife,fortaleza e belém
A urbanização brasileira esteve relacionada com a aumento da pobreza,e o surgimento de grandes favelas e áreas periféricas do país . Essas áreas não contam com serviços de infraestrutura como saneamento basico , escolas e sistemas de transporte coletivo. Isso acaba levando a população a uma condição de vulnerabilidade social.
Hoje , o espaço urbano brasileiro é dominado pelo grande trafego de veiculos, a carencia por fontes de energia e investimentos sociais.
Conforme a população brasileira cresce nas areas urbanas,os governos encaram mais