Sei la
Roldanas
Roldana é o segundo tipo básico de máquinas simples, consta de um disco em cuja superfície lateral é aberto um sulco denominado goiva ou gola por onde passa uma corda que serve como meio de ligação entre as forças em causa e a roldana. A roldana gira em torno de um eixo que lhe é perpendicular e passa pelo seu centro. As roldanas podem ser móveis e fixas.
Roldana Fixa: Nesse tipo de roldana o eixo é fixo em um suporte. Para que haja equilíbrio na roldana fixa a força potente (Fp) deve ser igual á força resistente (Fr).
As roldanas fixas tem como única finalidade mudar o sentido da potência de modo a facilitar o trabalho que se em vista.
Roldana Movel: Na roldana móvel, o eixo pode ser deslocado juntamente com a força resistente. A condição de equilíbrio nesse tipo de roldana é:
F = P 2
Assim, para equilibrar um peso de 80kg, por exemplo, basta aplicar na corda uma força de 40N. Pode-se ainda combinar uma roldana fixa com uma móvel, mudando assim, a direção e o sentido e também reduzindo a força necessária para deslocar um corpo. Podemos criar vários aparelhos com assossiações de roldanas, como:
Talha: Onde a força necessária para equilibrar o peso pode ser cauculada pela fórmula:
F = P 2n
Moitao ou Cadernal : Onde a força pode ser cauculada por:
F = P 2n
Obs: Nº é o no de roldanas móveis contidas em cada aparelho.
Roldanas e o dia-dia
Roldanas hoje são usadas para hastear bandeiras, erguer varais, velas de barcos, materiais de construção, em guindastes e guinchos e várias outras situações.
Ema2cripadiroca® - Todos os direitos