Relatório sobre a acrópoles de atenas
Ela foi construída por volta de 450 a. C. sobe a administração de Péricles, o qual tinha a ambição de transformar Atenas num centro político e cultural. Para a construção da Acrópole foram necessárias mão de obra, entre elas as dos artesões. Sendo eles tão competitivos entre si, utilizaram-se desta construção para mostrarem seus conhecimentos e sua arte, podemos ver isto no vídeo onde eles dizem: “somos tão melhores quanto qualquer artista que já existiu e devemos mostrar ao mundo o que conhecemos”.
A cidade detinha conhecimentos marítimos, poder, riqueza, recursos para realizarem a construção do monumento Acrópole onde se dispunham: na entrada Propileu, ao lado direito da entrada o Atena Nike(o qual tinha sua própria escadaria, ao norte Erecteus (tempo de todos os deuses) e ao sul Partenon (templo da deusa Athena.
Em 480 a. C. foi travada a batalha de Salamina, entre atenienses e persas. Atenas foi atacada pelo mar pelos persas que tinham cerca de 800 navios. Os atenienses destruíram 200 barcos persas e perderam 40 de seus barcos.
Acrópole tinham um papel muito importante na vida da polis, pois servia como refúgio para os habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos. Serviam também para observação militar. Porem Atenas sai vencedora desta batalha com muitos prejuízos as suas construções, principalmente no Partenon.
A filosofia de Sócrates, a geometria de Pitágoras. O nascimento da democracia ateniense (500 a. C), e o próprio Partenon. Os gregos também costumam construir templos religiosos na Acrópole.
Ninguém era mais ciente da chance de entrar para a história do que o próprio Péricles, dirigindo-se às pessoas de luto pelos mortos na guerra