Seguro no Comex
IntroduçãoComércio Internacional são operações de troca entre países distintos, caracterizando-se pelo intercâmbio de mercadorias, serviços e movimentações de capitais. As normas são aplicadas igualmente a mais de um país, visando à facilitação dos negócios internacionais. São criadas a partir de organizações internacionais, por exemplo, Organização das Nações Unidas (ONU), Câmara e Internacional de Comércio (CCI).
Nestas operações de compra e venda internacional o seguro de carga tem propósito de dar proteção à mercadoria transportada contra danos ou perdas, visando apenas repor danos e nunca proporcionar lucros com relação ao bem segurado.
Operação de seguro no comércio exterior depende essencialmente de dois fatos distintos, porém interligados, a compra e venda de determinada mercadoria; e o transporte internacional envolvido. É necessário que a condição de venda ou compra determine quem tem a responsabilidade de arcar com a contratação do seguro, o que geralmente se dá conforme a modalidade ou Incoterm escolhido pelas partes.
O presente trabalho visa apresentar conceitos sobre seguro de cargas no Comex.
Seguro no ComexO que é?
O seguro de transportes abrange duas categorias: a de transportes propriamente ditas, contratada pelo vendedor ou pelo comprador da carga e a de responsabilidade civil, contratada pelo transportador. A primeira delas se divide em transportes nacionais