SEGURO EDUCAÇÃO
SEGURO EDUCAÇÃO
Seguro educação é o seguro que garante o estudo de crianças e adolescentes, do maternal até a conclusão do curso superior. Seu objetivo é auxiliar no pagamento das mensalidades escolares em caso de desemprego, invalidez ou morte dos pais ou responsáveis pelo aluno. Este tipo de seguro funciona como uma espécie de bolsa de estudos. Nas situações previstas, pode garantir o pagamento das mensalidades até o fim do curso.
Apesar de não ter uma regulamentação detalhada da Superintendência de Seguros Privados (Susep), colégios e universidades, em convênio com seguradoras, oferecem planos coletivos, no ato da matrícula, como alternativa à redução da inadimplência. Com abrangência para todos os alunos matriculados, o custo do seguro educação é incluído no valor das mensalidades.
Pouco conhecido, o seguro educação tem uma participação pequena no grupo vida e acidentes pessoais. Em 2010, do total de prêmios arrecadado por esse grupo, no valor de R$ 15,7 bilhões, o seguro educacional respondeu por apenas R$ 18,85 milhões. A procura pelo produto, no entanto, apresenta interesse crescente nos últimos anos.
O seguro educação inclui também diversas coberturas adicionais para outras despesas, que vão desde o transporte do aluno para o colégio, quando estiver com dificuldades de se locomover por problemas de saúde, até assistência médica 24h.
A apólice do seguro educação tem características específicas para o objetivo a que se destina, associando condições estabelecidas nos contratos dos seguros de vida e de acidentes pessoais.
TIPOS DE SEGURO EDUCAÇÃO:
APÓLICE INDIVIDUAL: nessa modalidade o contrato é feito diretamente entre segurado e seguradora.
APÓLICE COLETIVA: nessa modalidade a contratação é feita por meio da instituição de ensino. É mais comum e é mais vantajosa em termos de preço, porque quanto maior o número de pessoas no contrato, mais a seguradora dilui o seu risco e reduz o custo.
Os