Segurança
VASO DE PRESSÃO
A NR 13 FALA SOBRE CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO ,ALGUNS TOPCOS DA NR VEM TRATAR DO ASSUNTO, VASO DE PRESSÃO ONDE PODE-SE DESTACAR:
NR 13.1.8 DESTCA-SE A DOCUMENTAÇÃO REFERIDA NO SUBITEM 13.1.6 DEVE ESTAR SEMPRE À DISPOSIÇÃO PARA A CONSULTA DOS OPERADORES,DO PESSOAL DE MANUTENÇÃO, DE INSPEÇÃO E DAS REPRESENTAÇÕES DOS TRABALHADORES E DO EMPREGADOR NA CONMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES- CIPA,DEVENDO O PROPRIETARIO ASSEGURAR PLENO ACESSO A ESSA DOCUMENTAÇÃO.
NR 13.6 VASOS DE PRESSÃO- DISPOSIÇÕES GERAIS
NR 13.6.1 VASOS DE PRESÃO SÃO EQUIPAMENTOS QUE CONTÊM FLUÍDOS SOB PRESÃO INTERNA OU EXTERNA
NR 13.6.1.1 O CAMPO DE APLICAÇÃO, DESSA NR, NO QUE SE REFERE A VASOS DE PRESÃO, ESTÁ DEFINIDO NO ANEXO III
NR 13.6.2 CONSTITUI RISCO GRAVE E IMINENTE A FALTA DE QUALQUER UM DOS SEGUINTES INTENS;
A: VÁVULA OU OUTRO DISPOSITIVO DE SEGURANÇA COM PRESSÃO DE CABERTURA AJUSTADA EM VALOR IGUAL OU INFERIOR A PMTA, INTALADA DIRETAMENTE NO VASO OU NO SISTEMA QUE O INCLUI.
B: DISPOSITIVO DE SEGURAÇA CONTRA BLOQUEIO INADVERTIDO DA VALVULA QUANDO ESTA NÃO ESTIVER INSTALADA DIRETAMENTE NO VASO.
C: INSTRUMENTO QUE INDIQUE A PRESSÃO DE OPERAÇÃO.
SOB A INSPEÇÃO DE VASOS DE PRESÃO:
A INSPEÇÃO DE SEGURANÇA PERÍODICA, CONSTITUÍDA POR EXAME EXTERNO, INTERNO E TESTE HIDROSTÁTICO, DEVE OBEDECER AOS SEGUINTES PRAZOS MÁXIMO ESTABELECIDOS.
NR 13.10.3.1 VASOS DE PRESÃO QUE NÃO PERMITEM O EXAME INTERNO OU EXTERNO POR IMPOSSIBILIDADE FISICA DEVEM SER ALTERNATIVAMENTE SUBMETIDOS A TESTE HIDROTASTICO, CONSIDERANDO-SE AS LIMITAÇÕES PREVISTAS NO SUBITEM 13..10.3.5.(CONSIDERA-SE COMO RAZÃO QUE INVIABILIZAM O TESTE