Segurança
A busca incessante de conseguir realizar os trabalhos de forma mais rápida, fácil, eficiente e competitiva, gerando melhores resultados, faz com que múltiplas organizações troquem informações, técnicas comerciais e financeiras através de redes de computadores que interligam suas filiais, seus clientes, seus parceiros e seus distribuidores. Portanto, a segurança da informação não é mais tratada levando em consideração somente o nível interno, onde a rede da organização funciona de forma isolada e única, provendo acesso apenas aos seus próprios funcionários. O ambiente corporativo é complexo, e a segurança necessária é igualmente complexa, envolvendo aspectos tecnológicos, humanos, processuais, jurídicos e de negócios. A segurança empregada nas redes e nos sistemas deve ser diretamente proporcional ao valor que se esta protegendo, ou seja, qual a importância da informação? Qual será o trabalho desempenhado para corrigir os problemas causados pelo roubo ou destruição das informações? Qual seráo impacto do descrédito que este incidente de segurança causará na organização? Respondendo estas questões é possível justificar os custos da implementação de medidas desegurança, em diversos níveis. Em informática, definimos um sistema como sendo seguro, quando eliminamos ou minimizamos suas vulnerabilidades, que são as fraquezas que podem ser exploradas para se violar um sistema ou as informações ali armazenadas.
As principais ameaças que as organizações estão sijeeitas são:
Espionagem/roubo de informações: roubo e divulgação de senha, divulgação de projetos antes de sua conclusão e todo tipo de informações sigilosas que possa acarretar danos a empresa.
Destruição de informações: ex. funcionários descontente s podem deletar informações do sistema da empresa
Interrupção de serviços: hackers provocam excessivo uso de sistemas a fim de causar “congestionamento” e impossibilitar o uso correto por parte dos