Segurança
Maria de Fátima Filipe Poças
CINATE - Serviços de Embalagem
Raquel Moreira
CINATE - Segurança Alimentar (Serviços de Tecnologia e Inovação)
SEGURANÇA ALIMENTAR E EMBALAGEM
Este trabalho procura relacionar a abordagem normalmente feita à segurança alimentar (e implementação de sistemas HACCP) com os aspectos inerentes à embalagem. O tema é abordado por duas perspectivas diferentes e opostas: a embalagem enquanto elemento que contribui para a segurança dos alimentos e a embalagem enquanto factor de perigo potencial para a segurança. O trabalho é estruturado em quatro partes de acesso directo e uma parte de referências. Na parte D é feita uma ligação às fases da implementação de sistemas HACCP.
Este trabalho será incluído no livro Embalagens para a Indústria Alimentar, em preparação para publicação pela Editorial Jean Piaget.
Ficha Técnica
Título: Segurança Alimentar e Embalagem
Autoria: Maria de Fátima Filipe Poças, Raquel Moreira
Coordenação: Maria de Fátima Filipe Poças
Edição: ESB/UCP - Porto 2003
Composição Gráfica: Serviços de Edição da ESB/UCP
Direitos de Autor: Este artigo não pode ser reproduzido, no todo ou em parte, qualquer que seja o modo utilizado, sem prévia autorização dos Autores.
2
SEGURANÇA ALIMENTAR E EMBALAGEM
Introdução
A questão da embalagem na segurança alimentar pode ser abordada segundo duas perspectivas diferentes: por um lado a embalagem desempenha um papel muito importante na protecção e na conservação do produto, contribuindo assim para a segurança do produto; por outro lado, a embalagem deve não ser ela própria uma fonte de perigos para a segurança e qualidade do produto, na medida em que se trata de materiais de natureza diversa, em contacto directo com os alimentos, que podem originar contaminação física, química e mesmo microbiológica. Por isso, neste trabalho é feita em primeiro lugar uma abordagem ao contributo que a embalagem pode dar para a segurança dos