Segurança
Os laços de cabo de aço (também chamados de estropo de cabo de aço ou de eslingas) são formados por um cabo de aço de uma determinada metragem que em suas extremidades possue um "laço" ou "olhal". Este laço é utilizado para poder prender o cabo em diversas aplicações para se movimentar cargas. Este olhal pode ou não conter uma sapatilha que protegerá o cabo de aço contra desgastes ao içar o mesmo utilizando um gancho. Trançados manualmente (mão francesa) e posteriormente prensados com uma presilha de aço, garantem maior resistência à ruptura. Nós da CableMAX possuímos certificação NBR ISO 9001:2000 para produzir e prensar laços com cabos de aço de 1/4" até 2" de diâmetro. Estes laços de cabo de aço podem ser fabricados a partir dos cabos de aço polidos, galvanizados ou inoxidáveis. Não é comum a fabricação de laços de cabos de aço utilizando cabos de aço revestidos. Seguimos a padronização da CIMAF, da NBR 11900 e da NBR 13541, que são consideradas as normas internacionais mais seguras para confecção de laços de cabos de aço. O olhal "trançado flamengo" ou com "mão francesa", é considerado o mais seguro, pois parte de sua resistência é dado pelo trançado e não depende exclusivamente da presilha. Mesmo antes de ser colocado a presilha de aço, o olhal já é capaz de suportar uma carga superior à carga de trabalho do laço.
Olhal tipo 1 - Trançado flamengo prensado com presilha de aço. Este é o tipo de olhal mais seguro e indicado pela BBA, pois parte da resistência do olhal é dado pelo trançamento e não apenas pela presilha pensada.
Olhal tipo 2 - Trançado flamengo prensado com presilha de alumínio. Este olhal apresenta as mesmas características do olhal tipo 1, porém com as seguintes restrições:
• Altas temperaturas;
• Em contato com águas salgadas;
• Em contato com superfícies abrasivas
Olhal tipo 3 - Trançado manualmente sem presilha. Possui menor eficiência do que os