Segurança-tic
Em informática, a segurança refere-se a técnicas que garantem a integridade dos dados guardados no computador. Algumas medidas de segurança incluem a codificação dos dados e a protecção por palavra-passe. No caso dos computadores pessoais, a protecção contra vírus e a salvaguarda dos ficheiros importantes que são as medidas mais importantes a serem tomadas.
Palavra-passe
Palavra-passe é uma série de caracteres que permite ao utilizador ter acesso a um computador, ficheiro, programa ou serviço de rede.
A palavra-passe deve ser uma palavra difícil de adivinhar por qualquer outra pessoa, por exemplo, poderá incluir letras e números na palavra-passe. Na prática, muitos utilizadores escolhem palavras-passe fáceis de lembrar, por exemplo, a sua data de nascimento ou as iniciais do seu nome. Esta é uma das razões para que, por vezes, seja tão fácil entrar em certos sistemas de computadores.
Anti-vírus
Um vírus é um programa ou fragmento de código que é carregado no computador sem o seu conhecimento e é executado contra a sua vontade com a intenção de causar danos ou paragem do sistema. Um vírus pode replicar-se e espalhar-se por outros sistemas através da utilização de disquetes ou outro meio. A Internet e o e-mail são os grande veículos de propagação de vírus.
O primeiro vírus do computador apareceu em 1987 e infectou a ARPANET, uma rede de computadores usada por muitas universidades dos EUA. A partir desse momento começaram a aparecer os antivírus, programas que se instalam no computador e verificam o computador, periodicamente ou sempre que são executados determinadas operações, para ver se existem vírus.
Os antivírus modernos verificam a existência do vírus através de uma base de dados com a informação de todos os vírus conhecidos ate ao momento da sua actualização e, também, através de determinados comportamentos que indiciem a presença de um vírus, por exemplo, a tentativa de um programa modificar um ficheiro do sistema. Por isso não basta apenas