Segurança social brasileira
Sociedade brasileira: por sua complexidade, não admite simplificações nem camisas de força.
Matrizes da Criminalidade:
a) Armas de Fogo: em algumas regiões, a maioria dos homicídios dolosos é causado por problemas interpessoais, cujo esse desfecho seria menos grave se não houvesse tamanha facilidade de se obter uma arma de fogo. Essa facilidade faz com que diversos crimes sejam praticados, assaltos que visam o patrimônio tem se tornado frequentes e terminam na maiorias das vezes em latrocínio.
b) Crime Organizado: a medida que cresce, os mercadores da morte tendem a ser contratados pelas redes clandestinas que penetram as instituições públicas, por motivos de interesses políticos e econômicos específicos, os quais são financiado pela lavagem de dinheiro, que é a fonte corrupta e mantedora das práticas ilícitas lucrativas.
c) Tráfico: é a matriz mais perigosa, que cresce rapidamente em favelas, vilas e periferias, se estabelecendo no território local e fazendo de reféns a população desse território. O fácil recrutamento de jovens é destacado pelo o motivo da crise social e pela fragilidade da autoestima.
d) Tráfico de Drogas: é a dinâmica criminal que mais cresce nas regiões metropolitanas brasileiras. As drogas financiam as armas e estas intensificam a violência associada às práticas criminosas.
e) Violência: estudos apontam que 60% dos casos de violência é ocorrido entre familiares e isso faz com que as jovens testemunhas que presenciaram a cena, se tornem no futuro práticos violentos.
Motivos da violência e do Crime:
As explicações para a violência e o crime não são fáceis. Há uma diversidade imensa de práticas criminosas, associadas a dinâmicas sócias muito diferentes. A juventude ociosa e sem esperança é presa fácil para os agenciadores do comércio clandestino de drogas. Vantagens econômicas superiores a do mercado de trabalho e benefícios de auto estima é o bastante para recrutar jovens. Como Reduzir a