segurança publica
No período da polícia política, quando eleito para ocupar um cargo do poder executivo, o político constituía sua polícia e passava a administrá-la para atingir seus objetivos pessoais. Os trabalhos da polícia, neste período, são realizados para manter o político no poder a todo custo, mesmo que fosse necessário corromper-se ou deixar de fazer aquilo que deveria ser feito.Esta fase foi substituída pela reforma ou fase da polícia profissional.Duas mudanças importantes ocorreram: estruturação organizacional dos órgãos de polícia. Aqui, profissionais de carreira ocupariam funções com atribuições previamente definidas por uma estrutura hierarquizada, nas quais poderiam ter progressão por antiguidade ou merecimento. A outra mudança sobre a capacitação técnico – profissional dos agentes de segurança.
Esta fase exerce influencia ainda nos dias de hoje no pensar e agir da segurança pública dos países ocidentais, incorreu no erro de estabelecer que ao profissionalismo policial implica atuar exclusivamente nos locais de pratica de crime e violência para reprimir o criminoso.AS demais necessidades poderiam ser de qualquer outro órgão. Este procedimento gerou uma consequência severa para o entendimento de que a “a polícia é o povo e o povo é a ploícia”
2. O que é ordem pública? Descreva alguns mecanismos e órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área. (2,0 pontos)
A Ordem Pública representa uma situação de tranquilidade e normalidade