Relatório
1-Como você explica a diferença entre a reatividade do sódio e do potássio e a reatividade do magnésio? O sódio e o potássio pertencem ao grupo dos metais alcalinos e são altamente reativos por causa de sua distribuição eletrônica, possuem apenas 1 elétron na sua última camada, que faz com que ele tenha uma forte tendência a se oxidar, perdendo um elétron e ficando estável. Isso justifica sua alta reatividade. Já o magnésio pertencente ao grupo dos metais alcalinos terrosos, não tem o poder oxidante tão alto quanto dos metais alcalinos, possui dois elétrons na camada de valência.
2- Qual o óxido de metal alcalino terroso mais solúvel em água? Óxido de Bário
5. Que precipitado se formou após a adição de CO2 à solução de água de cal na presença de fenolftaleína? O que foi observado quando deu-se continuidade a adição de CO2 na solução contendo o precipitado formado?
O precipitado que se forma após a adição de CO2 à solução de água de cal na presença de fenolftaleína é o CaCO3 (Carbonato de Cálcio). Ao continuar fornecendo a solução CO2 a base é totalmente consumida, e o indicador se torna incolor.
6. Quais sulfatos se apresentam solúveis e quais se precipitaram (insolúveis)? Relate o aspecto e a coloração de precipitado. Escreva as reações.
BaCl2(aq) +H2SO4(aq) → BaSO4(aq)↓+2HCl(aq) – sulfato de bário, ocorre precipitação, da pra ver o ppt concentrado no fundo da solução, cor branca
Sr(NO3)2(aq) + H2SO4(aq) SrSO4 (s) + 2HNO3(aq) – sulfato de estrôncio, ocorre precipitação, aspecto pastoso, ppt branco;
CaCl2(aq) + H2SO4(aq) CaSO4(s) + 2 HCl(aq) – sulfato de cálcio não observou a formação de precipitado
MgCl2(aq) + H2SO4(aq) → MgSO4(aq) + 2 HCl(aq) – sulfato de magnésio, não observou a formação de precipitado.