Resenha sobre o documentário “A Grande Crise de 1929
O vídeo assistido sobre a Grande Crise de 1929 é um documentário de Joanna Bartholomew para a BBC que relata com profundidade os acontecimentos que levaram à crise e também os efeitos desse acontecimento marcante para a história da humanidade. A crise de 1929 pode ser considerada o pior período de recessão do século XX, que gerou muito desemprego, redução drástica do PIB e muita desconfiança no mercado financeiro, tanto norte-americano, quanto mundial.
O vídeo visto relata, principalmente, causas financeiras da crise de 1929, em relação à grande oferta de crédito aos investidores e à grande tendência de se investir, sem regulamentação no mercado acionário. Entretanto, é necessário entender o contexto da época, para assimilar melhor o que impulsionou a crise. Devido à Primeira Guerra Mundial, muitos países europeus estavam devastados, com a economia muito enfraquecida. Os EUA acabaram por aproveitar esse período, aumentando muito as exportações para reconstruir a economia europeia.
Esse contexto criou um estilo de vida americano chamado “American Way of Life” que consistia na crença que de todos os norte-americanos podiam enriquecer e que o país podia crescer economicamente sem limites. Entretanto, aos poucos, a economia europeia foi se reerguendo, o que reduziu as importações oriundas dos EUA. Esse fator contribuiu para um enfraquecimento das empresas que produziam muito, mas não encontravam contrapartida de demanda.
Sem dúvida nenhuma, a crise poderia ter sido evitada se os EUA tivessem utilizado uma política monetária mais conservadora, com mais reservas monetárias por exemplo. É sabido que, a fim de se reduzir a inflação, reduziu-se as reversas monetárias. Outro grande problema foi que a especulação no mercado era muito grande. A população conseguia comprar ações sendo que a maioria do valor estava emprestada pelos bancos e corretoras. A crença que era possível enriquecer facilmente era