Segurança no Trânsito
CONSCIENTIZAÇÃO
Alunos da Rede Municipal de Itanhaém têm aulas de Educação no Trânsito
São beneficiados os alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, que aprendem como se portar nas ruas e ainda alertam os pais
Com o objetivo de transmitir os princípios básicos de segurança no trânsito aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação de Itanhaém, em parceria com a Divisão de Educação de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), está desenvolvendo, até 24 de março, o programa Clube do Bem-Te-Vi, que já atendeu cerca de 100 cidades do Estado.
Para a realização do trabalho, uma equipe de policiais da Divisão estará percorrendo todas as escolas do Município, ministrando aulas de educação no trânsito para os alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental. As orientações são feitas dentro das salas de aulas, por meio de palestras, com recursos audiovisuais, e brincadeiras que envolvem alunos e monitores, ajudando a fixar o tema abordado.
Durante as aulas, as crianças recebem um kit Agente Fiscalizador, que contém uma cartilha de orientações, totalmente ilustrada, crachá de Vigilante da Vida e um bloco de multas, para que possam advertir seus familiares ou amigos sempre que cometerem alguma infração.
De acordo com o Sargento PM coordenador do programa, Luciano Martins da Silva, a faixa etária das crianças que freqüentam o Ensino Fundamental é a mais adequada para se desenvolver trabalhos como este. “Além de entenderem com facilidade o que os pais devem fazer, aprendem a se portar nas ruas, principalmente neste período em que querem ir sozinhas para a escola”.
O sargento explica ainda que a intenção do programa é a mudança de comportamento. “Auxiliando os jovens para a utilização das vias públicas com segurança, tanto como pedestres ou passageiros, conseguiremos alterar a conduta de risco que eventualmente possam ter”.
Para a secretária da Educação, Cilene Forssell, a