Segurança no trabalho
CONCEITO:
Segurança no Trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizada para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.
A Segurança do Trabalho envolve três áreas principais de atividade: Prevenção de Acidentes, Prevenção de Incêndio e Prevenção de Roubos.
Sua finalidade é antecipar-se para que os ricos de acidentes sejam minimizados.
Um programa de segurança no trabalho requer as seguintes etapas:
1- Estabelecimento de um sistema de indicadores e estatísticas de acidentes.
2- Desenvolvimento de sistemas de relatórios de providencias.
3- Desenvolvimento de regras e procedimentos de segurança.
4- Recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de segurança.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Anualmente são divulgadas as estatísticas de acidentes ocorridos no pais com o numero de mortos, feridos, aleijados, incapacitados para o trabalho e incapacitados para a vida normal. São perdas desastrosas. No Brasil, ocorrem cerca de 1.900 acidentes por dia em média, somando cerca de 700.000 acidentes por ano.
Os acidentes no trabalho são classificados em:
1- Acidente sem Afastamento: após o acidente, o empregado continua trabalhando sem qualquer sequela ou prejuízo considerável. Não é considerado nos cálculos dos Coeficientes de Frequência (CF) de de Gravidade (CG), embora deva ser investigado e anotado em relatório, além de exposto nas estatísticas mensais.
2- Acidente com Afastamento: Pode ser classificado em:
A) Incapacidade Temporária: Suas sequelas se prolongam por um período menos do que um ano. No retorno ao trabalho, o empregado assume a sua função sem qualquer redução de sua capacidade de trabalho.
B) Incapacidade Parcial Permanente: Suas sequelas se prolongam por um período maior do que um ano. É geralmente motivada por:
*Perda de