Segurança no trabalho
A segurança no trabalho é um tema importante e deve estar presente em todas as discussões nas comissões de trabalho, CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes), . Regulamentada por lei, a CIPA é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados. Nas empresas com mais de 20 funcionários, ela é obrigatória.NR 5.
SIPAT (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho), como o próprio nome já diz, é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devendo ser realizada com freqüência anual, NR-5, item 5.16.
PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7l, visto que os acidentes de trabalho estão a cada dia mais presentes na rotina das grandes indústrias e pequenas fábricas, nesta ultima tenho percebido que são as que menos se integram ou mesmo criam estas comissões, principalmente acham que por serem pequenas e trabalharem em produção de menor escala estarão livres deste grande problema que afeta a vida do trabalhador, levando assim a vários acidentes fatais.
Os trabalhadores que estão participando destas comissões ou eventos de segurança e saúde no trabalho, com toda certeza, observam na prática do ambiente onde trabalham, ficam mais atentos aos problemas, se tornam mais participantes no processo de construção, reformas e incorporação de novos equipamentos nos seus setores de trabalho.
Com essa integração os proprietários das empresas ganham, ao contrário do que muitos deles acreditam, por