Segurança no trabalho
CONTEÚDO 1. Redação Técnica, Científica e Literária 2. Gramática 3. Dissertação
Bibliografia
MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental: para cursos de contabilidade, economia e administração. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
UNIDADE 1
1. Redigir um breve texto informando sobre o que é redação técnica e quais são suas modalidades.
A redação técnica pode em primeiro momento parecer algo diferente e muito complicado em se fazer. Porém definimos redação técnica como uma modalidade textual presente em várias situações da nossa rotina. Assimila-se a outras formas textuais que levam o conhecimento baseando-se nos princípios básicos como: Precisão vocabular, clareza, objetividade, obediência aos postulados gramaticais. Todos estes aspectos estão presentes em textos descritivos, narrativos e dissertativos, atas, carta comercial, memorando e requerimento, pesquisados de campo, relatórios empresariais e monografias. Uma breve diferença aos textos que geralmente utilizamos é a preocupação com a estética, pois em uma redação técnica se encontram normais gerais, levando em consideração a margem, parágrafos, espaços interlinear, espaço entre parágrafos, divisão de tópicos e capítulos.
2. Redigir um ou dois parágrafos diferenciando descrição técnica, científica e literária.
A descrição técnica refere-se a um texto que também segue normas cultas e padrões estipulados que envolvem a precisão, clareza, objetividade e outras características gramaticais. Sendo envolvido geralmente para atividades empresariais que descrevem objetos e processos. Sendo representada por atas, memorando, circulares e outras formas. Já uma descrição cientifica está voltada a uma constatação sobre um campo de pesquisa, um parecer sobre um determinado assunto, muito utilizado através de monografias, teses,