Segurança no trabalho
PROTEÇÃO EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
Professor: Rogério G. Souza
PROTEÇÃO EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES. ( Me. Rogério Geraldo Souza)
EMENTA:
Conceituação e importância. Bombas e motores. Veículos industriais. Ferramentas manuais. Ferramentas motorizadas. Vasos sob pressão, caldeiras. Equipamentos pneumáticos. Fornos. Compressores. Soldagem e corte. Equipamentos de processos Industriais. Equipamentos e dispositivos elétricos. Sistema de proteção coletivo. Equipamentos de proteção individual – EPIs. Projeto de proteção de máquinas. Localização industrial. físico. Edificações. Estruturas e superfícies de trabalho. Transporte, armazenagem e manuseio de materiais. Tanques, silos e tubulações. Cor, sinalização e rotulagem. Obras de construção, demolição e reformas. Eletricidade: cabines de transformação, aterramento elétrico, pára-Área de utilidade. Manutenção preventiva e engenharia de segurança.
OBJETIVO
Explicar de maneira objetiva e didática, o uso adequado de máquinas, equipamentos e instalações, sempre considerando e observando as normas e a legislação em vigor, serão tratados temas como: equipamentos de processos industriais; proteção de máquinas; diferentes tipos de ferramentas, sua utilização e manutenção; caldeiras, motores e bombas; instalações elétricas e operações de soldagem; manuseio e armazenamento de materiais, entre outros. Proporcionar aos participantes uma visão sistêmica e integrada das áreas do conhecimento relacionadas a metodologia para a realização da Análise Técnica, os critérios e os pontos preconizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
1 - PROCESSOS INDUSTRIAIS EMPREGADOS NA PRODUÇÃO DE METAIS
1.1 Metalurgia é a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua extração do subsolo até sua transformação em produtos