Segurança no trabalho
O objetivo é orientar as indústrias do vestuário sobre medidas de higiene, segurança e saúde no trabalho. A prevenção dos fatores de risco protege os trabalhadores de possíveis danos a saúde, contribuindo para melhorar a produtividade das indústrias.Alguns fatores de risco podem ocorrer em função do arranjo físico, das condições ambientais da indústria e das formas de organização do trabalho.
Introdução
A indústria do vestuário compreende um elevado número de empresas, podendo ser dividida em dois segmentos:
Vestuário padrão: engloba a produção de artigos padronizados, não sujeito à oscilação da moda, caracterizada pelo grande volume de vendas e tem seu conceito de qualidade associado à sua durabilidade.
Vestuário da moda: engloba artigos cuja produção é segmentada em lotes, obedecendo desenhos, cores, formas, estruturas e detalhes, ditados pelas tendências da moda. Este segmento é caracterizado pela flexibilidade e enorme agilidade para que possa atender e acompanhar as rápidas mudanças da moda, seu conceito de qualidade está ligado à atualidade da moda.
A indústria do vestuário é responsável aproximadamente por 60% do emprego na cadeia produtiva de têxteis e confecções. Nas atividades laborais, podemos encontrar riscos profissionais relativos a higiene, segurança e saúde dos trabalhadores como provenientes da organização do trabalho (risco ergonômico), e os ligados aos equipamentos e agentes agressivos (risco físico, químico e de acidentes). A prevenção de riscos ocupacionais é essencial para um bom desenvolvimento da organização do trabalho e motivação dos trabalhadores, melhorando as condições laborais, qualidade de vida dos trabalhadores, cultura e imagem da empresa acarretando uma melhor produtividade.
Organização Geral do Trabalho
Nas indústrias do vestuário avaliadas, a organização do trabalho é realizada em setores como: criação, compras, modelagem, almoxarifado