Investimentos itaipú
INVESTIRAM
Em 26 de abril de 1973, depois de intensas negociações, os governos do Brasil e do Paraguai assinaram um tratado para explorar o potencial hídrico do Rio Paraná. Com isso, foi criado em 1974 a empresa binacional Itaipú para construir e depois gerenciar a usina (ITAIPU BINACIONAL, 2011).
A empresa tem preocupação em tornar suas transações financeiras transparentes e, por isso, mantém o propósito de aprimorar e fortalecer sua estrutura de controles internos, bem como melhorar sua tecnologia e seus processos de negócios da informação. Dessa maneira, adotou uma importante legislação do mercado financeiro internacional que preza por garantir a idoneidade das informações contábeis prestadas pelas empresas, uma governança corporativa rigorosa regida pelas regras da Lei Sarbanes-Oxley. (ITAIPU BINACIONAL, 2011).
Os processos de compra e contratação de serviços são feitos através de um pregão eletrônico binacional. Inédito no mundo corporativo, isto possibilitou a redução da burocracia e dos custos corporativos e este sistema permite às empresas paraguaias e brasileiras a disputarem, via internet, os processos licitatórios, que são contado em guarani, real e dólar. (ITAIPU BINACIONAL, 2011).
Os royalties gerados são distribuídos como compensação pelo uso dos recursos hídricos. Esses recursos tem o objetivo de serem investidos na melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano na região, como, prioritariamente, nas áreas da educação, saúde, moradia e saneamento básico. (ITAIPU BINACIONAL, 2011).
Inicialmente o projeto para a construção da usina Itaipú Binacional contou com pesados investimentos, em associação com o capital internacional, e fizeram com que setores ligados à alta tecnologia se instalassem no país, pois tais investimentos, inicialmente, eram necessários para o país superar o atraso tecnológico. As grandes obras de infraestrutura ajudariam o país a superar o atraso tecnológico e