Matematica financeira
Clima Organizacional é uma ferramenta administrativa, que faz parte do sistema da qualidade,
Utilizada para verificar o grau de satisfação dos colaboradores da empresa sendo utilizada e aplicada em um conjunto ou isoladamente com as outras ferramentas administrativas.
A direção da empresa determina, com o auxílio de especialistas na área de comportamento e relacionamento social além de técnicos da área de recursos humanos, o que acredita ser um resultado padrão ideal da satisfação de seus colaboradores.
Para a determinação desse padrão ideal são considerados aspectos variados como: aspirações pessoais, motivação, ambições funcionais, adequação da remuneração, horário de trabalho, relacionamento hierárquico, relacionamento profissional, interação social, dentre outros possíveis fatores que podem ser acrescidos à pesquisa do “Clima Organizacional”.
Como a grande maioria das ferramentas da Qualidade, o “Clima Organizacional” também é uma ferramenta estatística e, a exemplo das demais, procura detectar e apontar distorções no processo administrativo, para análise e ponderações da direção das empresas que, se for o caso adotará medidas corretivas, antecipando-se a futuros problemas. No caso do “Clima Organizacional”, problemas relacionais.
A direção da empresa é determinada pelo padrão ideal do clima organizacional, porem nem sempre agrada a todos os colaboradores.
Para que o ponto ideal do “Clima Organizacional” seja utilizado corretamente, a direção da empresa e a equipe representativa dos colaboradores devem estar conscientes.
Há necessidade de ambas as partes estarem conscientes é que o emprego precisa de seu patrão e do emprego e seu patrão precisa do empregado, isso faz com que as equipes deverão buscar de forma racional, madura e negociada o ponto de equilíbrio que ambas as partes estejam satisfeitas.
Essa ferramenta é extremamente importante quando é utilizada de maneira correta. Quando utilizada de forma regular pode proporcionar à