Segurança no trabalho
A CHIP. S.A é um Centro de Higienização de Produtos que se dedica ao tratamento de materiais através de Radiações Gama. A empresa está instalada na Unidade Tecnológica de Radioesterilização do Instituto Tecnológico Nuclear onde se dedica à esterilização e descontaminação de vários produtos, tais como as rolhas de cortiça.
A indústria corticeira ocupa um lugar de destaque na economia nacional.
Um dos problemas do sector é a existência de microorganismos na cortiça, que podem ser responsáveis pelo conhecido “gosto a rolha”, detectado em muitas garrafas de vinho. Este gosto característico tem implicações negativas na qualidade do produto uma vez que a longo prazo acaba por alterar o sabor do vinho. Hoje em dia, existem tecnologias que ajudam a eliminar este “gosto” que mais não é do que um composto molecular denominado por TCA, ou seja, Tricloroanisole.
Em parceria com o INETI, Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, a CHIP S.A. desenvolveu um processo de eliminação ou redução de TCA em rolhas de cortiça. Esta tecnologia é baseada em radiações gama e não constitui qualquer problema quer para a saúde pública, quer para a qualidade do produto. A irradiação é realizada em embalagens fechadas, após o processo de fabrico das rolhas estar concluído. Antes de entrarem na câmara de irradiação, as rolhas são embaladas num saco de plástico composto por cinco camadas de materiais diferentes, com o objectivo de garantir o vácuo por um período de dois anos.
A irradiação através de raios gama desenvolve-se numa câmara de betão com 1,80 metros de espessura, que funciona como um escudo biológico, onde estão aplicadas todas as medidas de segurança. O isótopo de Cobalto 60 é a fonte de energia usada nas unidades fabris que utilizam a radiação gama. A energia gerada pelos protões durante a irradiação, é transferida para os electrões do material a tratar; são ondas electromagnéticas que vão provocar a quebra