Decisao estatistica
Uma empresa de transporte de valores efectua semanalmente a recolha e envio de valores para uma determinada instituição bancária. O processo é centralizado em centrais de distribuição local e nacional.
Os valores são recolhidos nas agências bancárias e seguem para uma central de distribuição que, de seguida, realiza o transporte pelos canais locais e nacionais, consoante o destino dos valores.
Nas agências bancárias, entre a recolha e a verificação de burocracia, verifica-se que a saída da distribuição dá-se, uniformemente, algures entre as 7:50 e as 8:00.
O tempo de viagem da agência bancária até ao centro logístico é aleatório, seguindo um distribuição normal, com um valor médio de 50 minutos e desvio padrão de 10 minutos. O tempo de processamento dentro do centro logístico é também aleatório, normal, de valor médio de 60 minutos e desvio padrão de 10 minutos.
Após processamento, há valores que são entregues às equipas de distribuição local (20% dos valores), que iniciam desde logo a distribuição, enquanto as restantes são entregues às equipas de distribuição nacional que também, desde logo, iniciam a sua distribuição.
As equipas de distribuição local demoram um tempo aleatório, uniforme, entre 50 a 60 minutos, na entrega final enquanto as de distribuição nacional demoram um tempo, também aleatório, normal, de 3 horas de valor médio e desvio padrão de 30 minutos. 1. Determine o valor médio e o desvio padrão do tempo de recolha de valores, desde a sua recolha inicial até à sua entrega. 2. Calcule um intervalo de tempo no qual tenha 90% de confiança em como um valor é entregue, após a sua recolha. 3. Determine um tempo para o qual tenha 90% de confiança em como não é excedido durante uma entrega de valores. 4. Qual seria o aumento esperado no tempo médio de entrega se todas as entregas a partir do centro de logística fossem entregas nacionais.
Questão nº2
O ficheiro dados.xlsx (folha de cálculo: Q2) contém dados referentes ao