SEGURANÇA NO CANTEIRO DE OBRAS
O setor da construção é um dos que acusam maior índice de acidentes de trabalho, apesar de apresentar uma legislação considerada rica que é a NR- 18. O Brasil apresenta um alto índice de acidentes de trabalho, seja por desconhecimento pelo meio técnico, falta de conscientização dos operários e pouca fiscalização por parte dos órgãos governamentais competentes que tem dificultado a aplicação da norma, apesar de sua fundamental importância para a segurança do trabalhador.
SEGURANÇA NO CANTEIRO DE OBRAS
O velho ditado diz que segurança nunca é demais. Em locais onde estão acontecendo obras, essa máxima deve ser levada ainda mais à risca. Um canteiro de obras mal estruturado é um espaço propício para prováveis acidentes, mas isso pode ser evitado se seguirmos uma lista de precauções. Como por exemplo:
Sinalização:
Canteiros de obras devem ser devidamente sinalizados para organizar o trabalho, evitar acidentes e melhorar o trânsito de pessoas em situações de emergência. Nesses espaços, são necessários cartazes e placas avisando quais trechos podem ter perigo de queda de materiais e identificação de locais com substâncias tóxicas. Informativos indicando vias de acesso para a circulação de veículos e equipamentos são essenciais
Equipamento de segurança:
É de extrema importância e necessidade a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante as obras. Capacetes, botas, óculos, luvas, respiradores e outros equipamentos pessoais devem ser utilizados para evitar ao máximo os danos causados por um possível acidente. A necessidade de cada utensílio depende do tipo de obra que está sendo realizada. É de obrigação da empresa responsável pelas obras ceder tais equipamentos, além de trocá-los por novos quando estiverem desgastados.
Organização e limpeza:
Um canteiro de obras bem organizado propicia a otimização das atividades, redução de