SEGURANÇA EM CANTEIRO DE OBRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
SEGURANÇA EM CANTEIRO DE OBRA
JOÃO VICTOR TOLEDO
LAISE GUIMARÃES
MURILO ESTULANO
SÉRGIO SANTANA DOS SANTOS DUARTE
TAÍS TÂNER
Goiânia 2013
Resumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar como a segurança no trabalho é percebida pelos principais intervenientes na sua gestão em um canteiro de obras (engenheiro, mestre-de-obras, técnico em segurança e operários) de acordo com as normas da NR 18. A coleta e o tratamento dos dados basearam-se em técnicas qualitativas, tendo sido realizadas duas entrevistas. Através da descrição e análise dos relatos foi caracterizada a percepção dos entrevistados em relação a alguns tópicos: causas de acidentes, sugestões para melhorar a segurança, treinamento, principais riscos, carga de trabalho, principal prioridade e nível de conscientização quanto à segurança. As percepções indicaram diversas necessidades de melhoria gerencial, as quais influenciam de modo direto ou indireto a segurança no trabalho.
1. Introdução
O canteiro de obras é um tipo de estrutura organizada que passa por variações o longo da obra e sofre a influência de vários acontecimentos ao mesmo tempo, logo, passa a ser necessária a elaboração de um planejamento logístico para a melhor segurança da estrutura de construção e de seus trabalhadores. Segundo Saurin (2006), o planejamento logístico estabelece as condições de infraestrutura para o desenvolvimento do processo produtivo, estabelecendo, por exemplo, as condições de armazenamento e transporte de cada material, a tipologia das instalações provisórias, o mobiliário dos escritórios ou as instalações de segurança de uma serra circular.
Segundo a norma NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, define-se canteiro de obras como: Área de trabalho fixa e temporária onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. A NB