Segurança nas instalações elétricas em canteiros de obras
RIO DE JANEIRO, 2012
EVERTHON MOURA DE SOUSA
JONAS ALVES SOARES
LUIS PAULO SILVA DOS SANTOS
MARLON MARINS DE SOUZA NOGUEIRA
REGINALDO MIRANDA BERNARDO
SAULO DE OLIVEIRA LEAL
SEGURANÇA NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM CANTEIROS DE OBRAS
Trabalho de avaliação bimestral do curso técnico de Edificações, no Centro Vocacional Técnico - FAETEC, de Itaboraí - RJ.
Professor: Flávio.
1. Introdução
1.1. Definição de Eletricidade
Eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética.
1.2. Eletricidade x Corpo Humano
O corpo humano é bastante resistente ao choque elétrico nos primeiros instantes e pode produzir apenas contrações musculares. A persistencia da circulação da corrente pelo organismo danifica tecidos musculares, nervosos e cerebrais, provoca coágulos nos vasos sanguíneos e pode paralisar a respiração e o músculo cardíaco.
1.3. Acidentes
Desde a construção das primeiras redes de energia até os dias atuais com o uso intensivo de eletricidade, milhões de quilometros de cabos energizados instalados nos mais diversos ambientes (internos, externos, embutidos, aparentes etc.) produzem um risco potencial de acidente. Como a população da Terra é enorme, sempre haverá alguém perto de um defeito, submetido a campo magnético ou um incendio será provocado devido a este defeito em algum lugar. Nestas condições, o acidente será inevitável.
Tratando-se de canteiros de obra o risco de acidentes é ainda maior, pois por se tratar de instalações provisórias a atenção na instalação e utilização nem sempre é adequada.
Apresentaremos nesse