segurança na soldagem
Oxiacetilênica, soldagem a arco elétrico e de pessoal.
As regras de segurança são divididas em três grupos principais:
1- Regras de segurança relativas ao local de trabalho;
2- Regras de segurança relativas ao pessoal;
3 - Regras de segurança relativas ao equipamento.
1 - Regras de segurança relativas ao local de trabalho: 1.1 Incêndios e explosões.
Garantir a segurança da área de trabalho, sempre que possível, trabalhar em locais especialmente previstos para soldagem ou corte ao arco elétrico.
- Eliminar possíveis causas de incêndios: (Locais onde se solde ou corte não devem conter líquidos inflamáveis gasolina, tintas, solventes, etc); Sólidos combustíveis (papel, materiais de embalagem, madeira, etc) ou gases inflamáveis (oxigênio, acetileno, hidrogênio, etc).
- Instalar barreiras contra fogo e contra respingos: Instalar biombos metálicos ou proteções não inflamáveis ou combustíveis para evitar que o calor, as fagulhas, os respingos ou as escórias possam atingir materiais inflamáveis.
- Tomar cuidado com fendas e rachaduras: Fagulhas, escórias e respingos podem "voar" sobre longas distâncias. Eles podem provocar incêndios em locais não visíveis ao soldador.
- Instalar equipamentos de combate a incêndios: Extintores apropriados, baldes de areia e outros dispositivos anti-incêndio devem ficar a proximidade imediata da área de soldagem ou corte.
- Avaliar a necessidade de uma vigilância especial contra incêndios: De acordo com as condições do local de trabalho, a presença de uma pessoa especialmente destinada a tocar um alarme e iniciar o combate ao incêndio pode ser necessária.
- Nunca soldar, cortar ou realizar qualquer operação a quente numa peça que não tenha sido adequadamente limpa: Substâncias depositadas na superfície das peças podem decompor-se sob a ação do calor e produzir vapores inflamáveis ou tóxicos.
- Não soldar em recipientes fechados ou que não tenham sido devidamente