Higiene e segurança na Soldagem
Sumário
TEMA PÁGINA
Introdução 1
Higiene e segurança na soldagem
Introdução
Até pouco tempo a maioria das empresas não dava a devida importância para a questão de segurança e higiene no trabalho e consideravam apenas como custos a mais. Porém, a partir da última década tem crescido o número de empresas que se preocupam com estes aspectos, e começaram a perceber que os custos com os absenteísmos, problemas de saúde, queda na produtividade, qualidade de serviço e até mesmo de multas eram muito maiores do que o cuidado com a segurança e saúde de seus funcionários.
O emprego da soldagem tem apresentado considerável crescimento nos últimos anos, principalmente nas micro serralherias , trazendo junto a necessidade de um adequado programa de segurança e higiene na execução dos trabalhos de soldagem, estabelecendo–se procedimentos a fim de proteger o meio ambiente e os trabalhadores, reduzindo os riscos ambientais e acidentes .
Higiene e segurança na soldagem
Um grande número de diferentes processos utilizados na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas é abrangido pelo termo SOLDAGEM. Classificadamente, a soldagem é considerada como um método de união , porem , muitos processos de soldagem ou variações destes são usados para a deposição de material sobre uma superfície , visando a recuperação de peças desgastadas ou para a formação de um revestimento com características especiais.
Nas operações de soldagem estão inerentes vários fatores biológicos, químicos e físicos.A soldagem é uma ocupação segura desde que sejam tomadas as medidas necessárias para proteger o soldador dos ricos potenciais .Os riscos que apresentam os trabalhos de solda variam de acordo com os locais onde estão a ser executados , ou seja, se o local for um processo de produção ou área isolada na