Segurança na Rede
Códigos maliciosos, também conhecidos como pragas e malware, são programas desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.
Principais tipos de códigos maliciosos
Vírus
Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
Cavalo de troia (trojan)
Programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
Rootkit
Conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.
Backdoor
Programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.
Worm
Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
Bot
Programa similar ao worm e que possui mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja remotamente controlado.
Spyware
Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Cuidados a serem tomados
Mantenha seu computador atualizado.
Instale um antivírus (antimalware).
Use um firewall pessoal ao instalar aplicativos.
Proteja seus dados.
Seja cuidadoso ao clicar em links.
Dispositivos móveis
O uso de tablets, smartphones e celulares está cada vez mais comum e inserido em nosso cotidiano.
Principais riscos
Os dispositivos móveis, além de funcionalidades similares aos dos computadores pessoais, também apresentam os mesmos riscos. Além disso, possuem características que podem torná-los ainda mais atraentes para pessoas mal-intencionadas. Alguns destes riscos são:
Vazamento de