Segurança em redes
Resumo. O valor do capital humano nas organizações aliado a utilização dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação, fazem da segurança dos dados e das informações inerentes ao negócio alvo crítico de ameaças e que exige proteção. Introdução
Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento. Sendo o conhecimento “a informação estruturada que tem valor para uma organização”, sua condução leva a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas e tecnologias e a novas formas de interação humana.
Apresenta-se também o resultado de testes realizados com dois softwares de análise de redes. O primeiro é o Wireshark1, solução livre da CACE Technologies, e o segundo é o Retina, desenvolvido pela eEye Digital Security.
Sendo que, não possui a intenção de esgotar-se o assunto sobre este e demais conceitos referentes a uma área em crescente ascensão no mercado de Tecnologia da Informação.
Pode-se parecer pretensão a proposta de um sistema computacional totalmente seguro. Especialistas garantem que não existe uma rede inacessível por intrusos, um software livre de bugs (erros) ou 100% do quadro funcional consciente em relação à segurança da informação.
O que deve ser feito a fim de se caminhar rumo a um ambiente mais seguro e menos vulnerável é atender a três requisitos básicos relacionados aos recursos que compõem um ambiente de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
São eles:
Confidencialidade: a informação só está disponível para aqueles devidamente autorizados;
Integridade: a informação não é destruída ou corrompida e o sistema tem um desempenho correto;
Disponibilidade: os serviços/recursos do sistema estão disponíveis sempre que forem necessários. Uma ação preventiva em relação aos riscos inerentes aos dados de uma organização garante melhores