Segurança de redes
EZEQUIEL MENDES DE OLIVEIRA
A EVOLUÇÃO SEGURANÇA DE REDES
SANCLERLÂNDIA
2014
EZEQUIEL MENDES DE OLIVEIRA
A EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA DE REDES
Trabalho apresentado para fins de avaliação parcial da disciplina de Segurança de dados do 3º ano do curso de Licenciatura em Informática, sob a orientação do professor Antônio Eustáquio da Rocha Junior.
SANCLERLÂNDIA.
2014
SEGURANÇA DE REDES
Na definição, segurança de redes são todo o sistema de hardware ou software que protegem dados ou equipamentos de rede.
Quando você entra em um determinado lugar cercado de computadores (ex.: um laboratório de informática) você pode observar os vários avisos: “Não coma perto do computador”, “ Não derrame líquidos no teclado”, “siga a sequencia correta para ligar e desligar o computador” e etc. isso se chama Politica de segurança, ou seja um conjunto de diretrizes ou regras que tem o objetivo de conscientizar os usuários sobre o uso dos equipamentos, e cabe ao administrador da rede criar e divulgar a politica a todos os usuários.
A EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA DE REDES
A SEGURANÇA EM 1995:
Ninguém esta totalmente seguro. Em 1995 não era diferente, os anos 90 como hoje foram anos cheios de hackers e crackers.
A informática tem seu lado bom e seu lado ruim, naquela época bem como hoje nem mesmo um perito em segurança estava seguro, podendo sim ficar menos vulnerável porem nunca totalmente seguro. Existiam varias metodologias de segurança que são aplicadas aos sistemas como: controle de acesso físico e controle de acesso lógico, criptografias, firewalls, antivírus, senhas entre outros. Naquele tempo por mais forte que a segurança poderia ser ainda era muito vulnerável, de forma que um cracker com um pouco mais de dedicação poderia invadir facilmente suas informações.
Hoje, embora não tão diferente as redes de computadores é um pouco mais