Ponte de macarrao
Primeira ponteEdit
Esta ponte foi feita utilizando-se arestas feitas, cada uma, com 5 fios de macarrão inteiros número 8. Os fios foram presos utilizando fita de cola nas extremidades de cada aresta. O tamanho de cada aresta era cerca de 25 cm de comprimento.
Problemas encontrados Edit
Irregularidades na estrutura Edit
Como era a primeira ponte que estávamos construindo, encontramos alguns problemas de ordem prática. As arestas acabaram ficando um pouco tortas devido a imperfeições na conexão feita com fita colante.
Isso fez com que a ponte ficasse assimétrica, e portanto, a distribuição de forças calculada computacionalmente não confere com a realidade do experimento.
A aresta central, sobre a qual estávamos carregando a ponte, era muito frágil e quebrou durante os testes. Para melhor distribuir os esforços sobre a ponte, construimos uma aresta central mais resistentes feita de muitos fios de macarrão (cerca de 6 ou 7 vezes a espessura das outras arestas). Desta forma, a aresta central não rompeu com o esforço concentrado, o distribuindo para as outras arestas da ponte.
Falta de estabilidade lateral Edit
Não colocamos uma aresta cruzando o retângulo na lateral da ponte. Este erro de projeto tornou a ponte mais instável e colaborou para que a ponte tombasse para um dos lados ao ser carregada.
Durante o carregamento de peso feito durante a apresentação ficou claro que este foi o fator mais importante para o colapso da ponte.
Treliça superior Edit
Por erro de projeto, as arestas tinham o comprimento típico de um fio de espaguete inteiro. quando lembramos que haveria a