Segurança na Rede
Ataques costumam ocorrer na Internet com diversos objetivos, visando diferentes alvos e usando variadas técnicas. Qualquer serviço, computador ou rede que seja acessível via Internet pode ser alvo de um ataque, assim como qualquer computador com acesso a Internet pode participar de um ataque. Os motivos que levam os atacantes a desferir ataques na Internet são bastante diversos, variando da simples diversão até a realização de ações criminosas. Alguns exemplos são:
- Demonstração de Poder: Mostrar a uma empresa que ela pode ser invalidade ou ter serviços suspensos e, assim, tentar vender serviços ou chantageá-la para que o ataque não ocorra novamente.
- Motivações financeiras: Coletar e utilizar informações confidenciais de usuários para aplicar golpes
- Motivações ideológicas: Tornar inacessível ou invadir sites que divulguem conteúdo contrário à opinião do atacante; divulgar mensagens de apoio ou contrárias a uma determinada ideologia.
- Motivações comerciais: Tornar inacessível ou invadir sites e computadores de empresas concorrentes, para tentar impedir o acesso dos clientes ou comprometer a reputação destas empresas.
Criptografia
A criptografia, considerada como a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, é um dos principais mecanismos de segurança que você pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet. Por meio da criptografia você pode:
- Proteger os dados sigilosos armazenados em seu computador, como o seu arquivo de senhas e a sua declaração de Imposto de Renda;
- Criar uma área (participação) específica no seu computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas;
- Proteger seus backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias;
- Proteger as comunicações realizadas pela Internet, como os e-mails enviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.
Criptografia