Segurança Laboratorio
DERRAMAMENTOS DE PRODUTOS QUÍMICOS
Embora os derramamentos involuntários de produtos químicos não sejam frequentes no laboratório, algumas precauções se fazem necessárias, principalmente quando se trabalha com produtos de alta periculosidade.
Responsabilidades do técnico no laboratório:
Faça com cuidado os serviços em que use produtos químicos de modo a evitar derramamentos.
Consulte e mantenha disponível em seu laboratório as fichas de informação de segurança (FISPQ) de todas as substâncias químicas presentes em seu local de trabalho (o conhecimento é a melhor estratégia de segurança).
Armazene os produtos químicos de forma segura.
Se ocorrer um derramamento, avalie a situação. Antes de optar por um de método de limpeza desenvolva procedimentos apropriados de resposta.
Se a segurança permitir, proteja os receptores mais próximos (isto é, cubra os ralos do piso, desligue bombas, aparelhos elétricos, etc.).
Limpe os derramamentos de pequeno porte e considere o material resultante da limpeza como RESÍDUO PERIGOSO, descartando-o corretamente.
Conheça o local e use kits de derramamento.
Em caso de um derrame, recomenda-se:
Procurar identificar o produto derramado, saber se é tóxico, inflamável, corrosivo etc.
Isolar a área e comunicar a todos no setor, bem como o Departamento de Segurança. Acionar alarme dependendo da gravidade da situação ou recomendações da empresa.
Proteger-se com os devidos EPIs antes de entrar na área do sinistro.
Caso seja líquido inflamável, não acender luz ou outras fontes de ignição.
Tomar providências para cessar o vazamento ou o derramamento (fechando válvula, colocando vasilhame de pé, etc.).
Desligar ar condicionado, equipamentos, aquecedores, motores, bicos de Bunsen etc., que possam produzir faíscas ou ignição e iniciar um incêndio.
Adicionar o absorvente adequado para o produto químico derramado
Com