Segurança incorporada e operacional de picadores de carne
Marina Hautz Rosa* RESUMO Este trabalho apresenta os métodos de segurança e trabalho para operadores de picadores de carnes. Palavras-chave: Moedores; picadores; carne; segurança.
1. INTRODUÇÃO Ainda, nos dias de hoje, com os investimentos e normas em segurança do trabalho, são constantes os acidentes na operação de equipamentos de corte. O presente trabalho tem como finalidade a análise de causas de acidentes e da segurança incorporada à máquina de picar carne bem como EPIs indicados para seu manuseio . hora. São equipamentos robustos, com peso aproximado de 65Kg. A operação destes equipamentos acontece mediante acionamento um motor elétrico.
2. MOTIVO Existem muitos relatos de acidentes de trabalho com picadores de carne em supermercados, residências, indústrias alimentícias, açougues e cozinhas industriais. Os motivos são os mais diversos possíveis, desde trabalhadores sem treinamento e desqualificados para função às máquinas sem dispositivos de segurança. As consequências dos acidentes com os picadores consistem em danos físicos e psicológicos. Variam de apenas um susto, um pequeno corte e vão até a mutilação de dedos, mãos e até braços.
3. PICADORES DE CARNE Os picadores de carne são equipamentos destinados a cortes precisos de peças. Os modelos mais comuns possuem capacidade mecânica de 130 a 190 Kg por
Figura 1: picador de (http://www.hobart.com.br)
carne
4. SISTEMAS DE SEGURANÇA INCORPORADO AO EQUIPAMENTO Visando a segurança do operador, os equipamentos para moagem de carne são providos de sistema de segurança como: Chave de segurança: evita que o operador ligue o equipamento sem que a bandeja esteja devidamente posicionada Menor diâmetro interno para acesso da carne ao bocal de moagem: evita que o operador coloque a mão no compartimento de moagem. Cobertura e bandeja em aço inoxidável Socador para empurar a carne. Botão liga e desliga.
valor à vida. Estes requisitos em