Segurança em levantamentos topográficos
Djonathan W. Pilatti djonathanpilatti@hotmail.com João Paulo Ruaro joaopauloruaro@hotmail.com Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco
Resumo: O presente trabalho trata dos riscos e situações existentes nos levantamentos topográficos. Através de estudos de casos e pesquisas relativas a esses problemas, enfrentados pelos profissionais da área, apresentam-se sugestões de minimização dos riscos para que ocorra a segurança necessária nos determinados trabalhos da Topografia.
Palavras-chave: levantamentos topográficos; EPI’s; riscos.
1 INTRODUÇÃO
A Topografia é uma ciência utilizada para a realização de medidas de ângulos e distancias, originada das palavras gregas topos e graphen que significam lugar e descrição, respectivamente. Sendo assim, significa descrição do lugar, ou seja: “A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre” (ESPARTEL, 1987 apud VEIGA, ZANETTI, FAGGION, 2005 p. 1).
Nas ultimas décadas, segundo MCCORMAC (2007), têm sido quase inacreditável o avanço tecnológico relacionado à coleta, registro e visualização das informações referentes à superfície terrestre. Até recentemente os topógrafos faziam medições com fitas de aço e apresentavam estas medições obtidas por meio de tabelas e mapas preparados laboriosamente.
Tendo em vista que os levantamentos topográficos estão crescendo devido à exigência da legislação nos diversos campos de trabalho, é possível a ocorrência de situações de riscos aos profissionais, que podem ser causadas pela falta de conhecimento das técnicas de segurança, má utilização dos equipamentos de proteção coletiva ou individual, ou a falta dos mesmos, assim como riscos provenientes de descumprimento de procedimentos ou ausência de equipamentos adequados.
Dessa forma,