Segurança em laboratórios
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
PRIMEIRO SOCORROS
Agosto de 2013
Introdução
Primeiros socorros é um tipo de atendimento imediato que deve ser realizado ao acidentado até que este seja encaminhado para profissionais responsáveis pelo atendimento primordial, como médicos. Nesse sentido, são medidas de emergência realizadas exatamente na hora do acidente. Para evitar que existam problemas futuros, os procedimentos devem ser realizados com o máximo de cuidado e experiência possível.
O laboratório é um ambiente destinado à prática de experimentos e, com isso, os indivíduos que o realizam estão sujeitos a acidentes que podem ser provocados durante a realização destes. Todo laboratório deve ser equipado com materiais adequados para o atendimento imediato das vítimas de acidentes.
Em caso de acidentes, várias medidas devem ser tomadas, e estas dependerão do tipo de incidente provocado. Os principais acontecimentos e as medidas adotadas são listados abaixo:
Em caso de FOGO
Projetado sobre as bancadas: deve ser controlado com areia ou extintor de incêndio.
Sobre as vestes do indivíduo: deve-se abafar com um pano grande, de preferência molhado.
Em caso de QUEIMADURAS
Existem diferentes graus de lesão e uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de primeiro grau (queimaduras leves), segundo grau (não superficial, onde além da epiderme a derme também é atingida) e terceiro grau (a qual atinge todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos), e cada tipo de lesão pede um socorro específico.
É proibido passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que não seja água fria no local, em qualquer caso. Também não se deve estourar bolhas ou tentar retirar a roupa colada à pele queimada.
Podem ser causadas por diversos fatores:
Calor: A primeira providência a ser tomada no caso de queimadura com o fogo é abafar as chamas, envolvendo a vítima em cobertor. Se as