Segurança em laboratório
O risco de acidentes é maior quando nos acostumamos a conviver com o perigo e passamos a ignorá-lo.
A segurança em qualquer local está apoiada em cada um: você é responsável por si e por todos.
1° Edição elaborada pela Profa. Dra. Mary Rosa Rodrigues de Marchi, membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – 1998.
2° Edição – Revisadasta em fevereiro/20082007, por:
Profa. Dra. Mary Rosa Rodrigues de Marchi, membro da Comissão de Ética Ambiental do Instituto de Química,
Dra. Janaína Conrado Lyra da Fonseca, Engenheira Química Coordenadora do Programa de Resíduos da UNESP.
Prof. Dr. Leinig Perazolli, membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
No Instituto de Química de Araraquara a normatização dos diversos aspectos relacionado à Segurança Química é de responsabilidade das Comissões Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e de Ética Ambiental (CEA). Os objetivos e funções das referidas Comissões estão descritos a seguir:
A CIPA
Objetivo
A Comissão Interna para Prevenção de Acidentes (CIPA) tem por objetivo desenvolver atividades voltadas não apenas para a prevenção de acidentes do trabalho, mas também à proteção da saúde dos trabalhadores, diante dos riscos existentes nos locais de trabalho.
Algumas Atribuições discutir os acidentes ocorridos; sugerir medidas de prevenção de acidentes e/ou proteção da saúde; promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança; despertar o interesse de todos pela prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais; investigar as causas, circunstâncias e conseqüências dos acidentes e doenças ocupacionais, acompanhando a execução das medidas corretivas;
Composição no IQ/UNESP
A CIPA é composta por membros indicados pelo Diretor e membros eleitos pela comunidade (votam somente os funcionários e docentes), em igual número;
Sistematicamente os alunos têm sido convidados a indicar representantes para participarem da CIPA;
O