Segurança ECommerce
Para gerar um processo seguro, precisamos estar atentos as seguintes aplicações:
Antivírus: Faz a varredura de arquivos maliciosos disseminados pela rede.
Balanceamento de carga: Ferramentas relacionadas à capacidade de operar de cada servidor da empresa. Um dos papeis da segurança corporativa é garantir a disponibilidade da informação, algo que pode ser comprometido se não houver acompanhamento preciso.
Sistema Detector de Intrusão (IDS): Como complemento do firewall, o IDS se baseia em dados dinâmicos para realizar sua varredura, como por ex.: pacotes de dados com comportamento suspeito, códigos de ataque, etc.
Varredura de vulnerabilidades: Produtos que permitem à corporação realizar verificações regulares em determinados componentes de sua rede, como servidores e roteadores.
Rede Virtual Privada (VPN): Uma das alternativas mais adotadas pelas empresas na atualidade, elas são canais em forma de túnel, fechados, utilizados para o tráfego de dados criptografados entre divisões de uma mesma companhia.
Criptografia: (Certificado digital SSL) Utilizada para garantir a confidencialidade das informações.
Firewall: Atua como uma barreira e cumpre a função de controlar os acessos.
Autenticação: Processo de identificação de pessoas, para liberar acesso. Baseia-se em algo que o indivíduo saiba (senha), tenha (dispositivos como tokens, cartões inteligentes, certificados digitais) ou, seja (leitura de íris, linhas das mãos).
Integradores: Centralizam o gerenciamento de diferentes tecnologias que protegem as operações da companhia.
Sistemas antispam: Eliminam a maioria dos e-mails não solicitados.
Software de backup: Realiza cópias dos dados para que, em alguma situação de perda, quebra de equipamentos ou incidentes