Segurança do trabalho
Segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrente dos fatores de risco operacionais. Cada ambiente de trabalho tem a sua situação de risco que variam com o tipo de atividade exercida, cabendo ao profissional da área juntamente com os trabalhadores analisar os fatores de risco existentes no local. Neste capitulo serão analisados os seguintes temas: segurança em eletricidade, proteção contra incêndio, segurança em vasos sob pressão, segurança em maquinas e equipamentos, transporte, armazenamento de materiais, segurança na construção civil, segurança em mineração, cor e sinalização.
I-SEGURANÇA EM ELETRICIDADE
Os acidentes que envolvem energia elétrica na maioria das vezes são de gravidade alta. Neste tópico abordaremos os principais riscos decorrentes da eletricidade e as formas de prevenção com acidentes decorrentes da mesma. 1.1 Riscos em eletricidade
O principal risco que envolve eletricidade é o choque elétrico, a gravidade dos efeitos do choque elétrico no corpo humano depende da intensidade da corrente e do seu percurso, sendo de leves sensações e formigamentos até morte imediata se o acidenta ficar exposto a corrente por 3 minutos. O percurso da corrente pelo corpo também é um fator importante na gravidade do acidente. Ex: Uma corrente passa apenas de uma perna a outra, pode causar queimaduras, mas não acarreta lesões mais sérias. No entanto se a mesma intensidade circular de um braço a outro da vitima, poderá ocorrer parada cardíaca ou paralisação dos músculos do coração.
Resistencia do corpo humano
O corpo humano possui duas resistências à passagem da corrente elétrica, sendo a primeira delas a pele ou de contato, ela apresenta uma resistência de 100.000 a 600.000 ohms quando esta seca e não apresenta cortes, entretanto se a pele estiver úmida, a resistência pode reduzir drasticamente para 500 ohms.
A segunda resistência oferecida pelo corpo é a sua parte interna, constituída de