Anestésicos locais
CURSO DE ODONTOLOGIA
ANESTÉSICOS LOCAIS
MANAUS
2013
KARINNY NOBRE BARROS DE AZEVEDO
ANESTÉSICOS LOCAIS
Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina Farmacologia, ministrada pelo Professor Juan Valdiviezo.
MANAUS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
ANESTÉSICOS LOCAIS...........................................................................................05
CONCLUSÃO.............................................................................................................08
REFERÊNCIAS..........................................................................................................09
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar sobre os anestésicos locais (AL) que compreendem uma série de substâncias químicas localmente aplicadas, com estruturas moleculares semelhantes, capazes de inibir a percepção das sensações (sobretudo a dor) e também de prevenir o movimento.
Em virtude da dor, muitos procedimentos odontológicos seriam impraticáveis caso não existisse o recurso da anestesia local. Para obter eficiente, com profundidade e duração adequadas, aliadas à segurança, o cirurgião-dentista deve possuir ótimo conhecimento sobre a farmacologia e toxicidade dos anestésicos locais, selecionando a solução anestésica mais apropriada ao tipo de procedimento e condição de saúde do paciente.
A farmacologia dos anestésicos locais é complexa e novas drogas surgem diariamente. Logo, a compreensão dos aspectos farmacológicos dos anestésicos locais é importante para a seleção da droga a ser utilizada em cirurgia. As propriedades físico-químicas de cada anestésico local determinam a ação, potencialidade e duração da anestesia.
ANESTÉSICOS LOCAIS
A anestesia local é definida como um bloqueio reversível da condução nervosa, determinando perda das sensações sem alteração do