Segurança do trabalho
É muito importante manter o ambiente de trabalho o mais higiênico e saudável possível, uma vez que muitas pessoas passam grande parte do seu dia nesse ambiente.
Estes são alguns pontos que visam a conscientização de sujeitos para que possam criar um ambiente limpo, que é uma garantia de saúde e segurança no trabalho.
• Não se alimentar nos setores de trabalho;
• Não deixar vestígios de comida no chão ou nos equipamentos e máquinas;
• Usar recipientes higiênicos para tomar água;
• Não deixar os equipamentos de proteção individual no chão ou nas máquinas.
Os trabalhadores, no seu ambiente de trabalho, estão sujeitos diariamente a um grande risco de contágio de doenças virais, sejam elas gripes ou simples constipações e por isso é necessário a implementação de boas práticas de higiene no local de trabalho que visem garantir um óptimo nível de saúde físico dos trabalhadores. É prioritário melhorar a consciência cívica relativamente ao papel e importância da Higiene nas empresas. As tarefas de limpeza não são por si só suficientes, pois para se atingirem elevados níveis de Higiene, apenas através das operações de limpeza, seria necessário uma actividade permanente por parte das equipas de manutenção e que esta fosse meticulosa e profunda.
Existem diversos mecanismos que as empresas devem adoptar de forma a alinharem uma estratégia que proteja os seus trabalhadores e que minimize os riscos para a sua saúde, nomeadamente a instalação de sistemas de Higiene que garantam soluções de higiene permanente, como a inserção de dispensadores de sabonete líquido ou a substituição de toalhas de pano ou secadores de ar quente por dispensadores de toalhas de papel.
Muitas pessoas não estão devidamente alertadas para o facto de que uma correcta higiene das mãos tem um papel fundamental na saúde e na redução do risco de propagação de infecções e micróbios. Estima-se que 80% das infecções se propagam através das mãos, quer seja ao tocar em