Segurança do Trabalho
SEGURANÇA DO TRABALHO
JOSÉ TARCÍSIO MALACARNE JUNIOR
1. A ERGONOMIA
A Ergonomia estuda o entendimento das interações entre seres humanos e os elementos de um sistema, e também, aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetá-lo a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral.
Nos dias atuais, a importância de um ambiente ergonomicamente adequado ao desenvolvimento do trabalho é indiscutível, ou seja, um ambiente deve ser projetado para se adaptar ao trabalhador de modo a proporcionar conforto e segurança a ele.
Um ambiente bem projetado, sob o ponto de vista da ergonomia, não só beneficia o trabalhador, mas também as organizações já que eleva o nível de produtividade. Esse fato pode ser estendido a todos os campos e profissões, inclusive aos profissionais da odontologia.
2. A ATIVIDADE DO CIRURGIÃO DENTISTA
Um dentista ou cirurgião dentista é o profissional da saúde capacitado na área de odontologia. Suas atividades podem ser executadas em consultório próprio ou em âmbito público de saúde.
A ocupação de cirurgião dentista é classificada no mercado de trabalho para fins de registros administrativos e domiciliares pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).
A CBO foi instituída em 9 de outubro de 2002, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O efeito de uniformização pretendida pela CBO é de ordem administrativa e não se estende as relações de trabalho.
Segundo a CBO, a profissão é descrita da seguinte forma:
“Os cirurgiões dentistas atendem e orientam pacientes e executam procedimentos odontológicos, aplicam medidas de promoção e prevenção de saúde, ações de saúde coletiva, estabelecendo diagnóstico e prognóstico, interagindo com profissionais de outras áreas. Podem desenvolver pesquisas na área odontológica. Desenvolvem atividades profissionais junto a crianças, adultos e idosos, com ou sem necessidades especiais, em diferentes níveis de complexidade. Podem atuar em consultórios particulares, instituições públicas