segurança do trabalho
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Tecnologia Agroindustrial com ênfase em madeira
Disciplina: Serraria
Professora: Eunice
Turma: 2TAI2
Suzely Cristina Barra
Wanderson Pantoja
Segurança do Trabalho em Indústrias madeireiras
(Serrarias de grande e pequeno porte)
Belém
2007
Segurança do Trabalho em Indústrias madeireiras
1. PROBLEMA:
Acidentes ocorridos nas indústrias, em especial, em serrarias, ocorrem de maneira variada dependendo da infra-estrutura da indústria, das condições que são oferecidas aos trabalhadores, equipamentos, etc.
Na maioria das vezes acidentes ocorrem por motivo de falta de informação por parte dos trabalhadores, estes que na maioria dos casos não possuem um bom nível de instrução, aprendem tudo empiricamente, visto que, não possuem conhecimentos técnicos e científicos para a manipulação de determinados maquinários. Os funcionários, ao manipularem equipamentos perigosos e que oferecem riscos, não atentam para os cuidados básicos que devem ser tomados para a sua segurança. A maioria destes acidentes são ocasionados em micro e pequenas indústrias onde geralmente não possui uma infra-estrutura necessária para a segurança desses trabalhadores (Silva, 1999).
.
2. HIPÓTESE:
É considerada a hipótese de que os trabalhadores das indústrias estão ou não seguindo de maneira correta as normas impostas pela empresa e se está havendo uma segurança adequada para os mesmos, ou se há ausência de normas para que se possa ser cumpridas pelos trabalhadores, por motivo de descaso por parte do proprietário da empresa.
Analisando a situação percebe-se que não cabe somente ao trabalhador cuidar da sua segurança e ser responsabilizado se caso algum acidente vier a ocorrer, mas cabe também ao proprietário da indústria tomar medidas de prevenção contra estes acidentes.
3. JUSTIFICATIVA:
A realização deste trabalho visa primeiramente mostrar de forma