SEGURANÇA DO TRABALHO
Ambiente físico de trabalho – refere-se às circunstancias físicas que envolvem o colaborador, as instalações, tipo de construção, máquinas, layout, Iluminação, ventilação, temperatura, ruído entre outros.
Ambiente psicológico de trabalho – Inclui a necessidade de um ambiente saudável de trabalho com
Condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos
Ruído, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho, o “clima” da empresa, trabalho sobre pressão, escalas rígidas e/ou com rotação de turno causam fadiga, insatisfação, cooperação entre as áreas. Ou seja, os Relacionamentos humanos; Tipo de atividade exercida; Estilo de gerência na empresa e a Eliminação de possíveis fontes de estresse garantem um ambiente psicológico adequado para melhor produtividade e garantia da integridade física do colaborador.
Aplicação de princípios de ergonomia – Adequação de postos de trabalho a fim de minimizar os impactos a saúde do colaborador, podendo – se modificar a estrutura de determinada máquina, bem como adaptar o layout a funcionalidade e características do colaborador ocupante de determinado posto de trabalho.
Saúde ocupacional – Envolvem se o monitoramento da saúde do trabalhador quanto ao Riscos físicos e biológicos, tóxicos e químicos, condições estressantes,visa acompanhar através do monitoramento dos riscos /exposição aos agentes nocivos a saúde de cada colaborador, através de campanhas de saúde e exames periódicos.
A Importância da Cipa na Empresa - A CIPA tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da