Segurança do trabalho
AMEBÍASE:
Agente: Entamoeba histolytica
Quadro clínico: na fase aguda da doença, poderá ocasionar ulcerações da mucosa intestinal. Durante o curso da doença, sintomas como: emagrecimento, cefaléia, espasmos abdominais, febre ,anorexia, acompanhado de evacuações muco-sanguinolentas. Esses sintomas ficam mais brandos quando a infecção se ameniza, pela ação dos medicamentos , aí os cistos amebianos começam a ser eliminados pelas fezes. Em alguns casos poderá ocorrer o alastramento à outros órgãos. É a amebíase extra-intestinal e o órgão mais facilmente afetado é o fígado.
Tratamento: Flagyl ou Giamebil
GIARDÍASE:
Agente: Giárdia lamblia
Quadro clínico: o doente apresenta náuseas, vômitos, dores abdominais intensas e diarréia muco-sanguinolenta. A diarréia por vezes se torna tão intensa que poderá levar o doente à desidratação . O que é potencialmente perigoso, principalmente para crianças e idosos.
Tratamento: Flagyl ou Giamebil.
BALANTIDÍASE:
Agente: Balantidium coli
Quadro clínico: o doente apresenta diarréia com muco e sangue, dores abdominais, mal estar geral e fraqueza. Por vezes a sintomatologia é confundida com a amebíase. A transmissão se faz por via oral, através de água contaminada pelas formas císticas. O porco é considerado seu depositário natural.
Tratamento: o mesmo da amebíase, acrescentado i uso de antibióticos quando ocorre infecção secundária nas lesões.
TRICOMONÍASE:
Agente: Trichomonas vaginalis
Quadro clínico: os sintomas variam de intensidade de caso para caso e no mesmo indivíduo em épocas diferentes. Pode acontecer de serem simples portadores sem sintomas ou casos com sintomas patentes como: (na mulher) vulvovaginites com exsudato abundante branco ou branco amarelado, PH alcalino. O exame local apresenta hiperemia da mucosa com áreas hemorrágicas ,na vulva também se nota edema, congestão e intenso prurido. No homem a infecção é muito menos freqüente ,quando acontece, produz uretrite.