Atps fisica
As Leis de Kepler diz que qualquer satélite de qualquer planeta, pode estar em órbita circular ou elíptica, mantendo seu movimento através da força de atração gravitacional, que é aplicada pela Terra.
É comum dizermos que um corpo quando está em órbita, não possui peso.
Quando falamos isso, estamos afirmando que qualquer objeto que estiver dentro de um satélite e também o satélite apresenta uma queda livre com a mesma aceleração em sua órbita com relação ao planeta.
Essa aceleração é imposta através da atração gravitacional do planeta.
Ao retornar a terra, o satélite é resgatado e marcado com boias sinalizadoras.
O objetivo deste trabalho é mostrar as vantagens de usar ferramentas da física básica, para estudos que mostram a influência do Projeto SARA, que compreende fases de modelagem, ensaios e simulações numéricas em dois diferentes tipos de trajetos.
É importante sabermos que a velocidade desta boia sinalizadora é correspondente à velocidade de lançamento horizontal de certo corpo em condições definidas e essa velocidade é denominada lançamento horizontal e obliquo.
Observando que a trajetória dos movimentos de projéteis são parábolas, quando se despreza a resistência do ar, observamos que esses movimentos podem ser estudados como a combinação de dois movimentos, um horizontal e outro oblíquo, de modo tal que cada movimento pode ser examinado independentemente do outro. Cada lançamento é analisado como a combinação de dois movimentos: um movimento horizontal, ao longo do eixo x, em que a velocidade horizontal permanece constante, pois na horizontal nenhuma força atua; e um movimento oblíquo, ao longo do eixo y, em que a velocidade varia proporcionalmente com o tempo, visto que a única força que atua é o peso.
2 ETAPA 4
Aula-tema: Movimento em Duas e Três Dimensões.
Essa atividade é importante para compreender os conceitos de lançamento horizontal e oblíquo. Ao final, você terá um memorial descritivo de cálculos de todas as